sábado, 13 de junho de 2009

Importância da enteogenia. Conhecendo a si mesmo!

Este estudo bem como muitos outros que vêm se desenvolvendo paralelamente, surgem a partir da necessidade primeira de esbarramos com os paradoxos que acompanham a nossa sociedade humana caótica, à beira de crises ecológicas e políticas. Há alguns milênios outros humanos realizavam o uso do que hoje chamamos de psicodélicos, e em busca de compreensão dos ditames universais estabeleceram o alicerce de suas culturas. Interessantemente, desenvolveram tecnologias que hoje não entendemos e puderam dispor de controles inimagináveis para um homem "primitivo", quero dizer, da utilização de uma matemática superior e complexa, da utilização de mecanismos mentais e rituais que hoje denominamos crenças. Talvez subestimamos o conhecimento antigo que encontrava-se baseado nas construções mentais e abstrações das mentes inebriadas por cogumelos, plantas e até substâncias animais. Ora, todo o conhecimento humano provém de nós mesmos, de nossas mentes "imateriais" que refletem-se na manipulação material. Todo nosso conhecimento, materiais, tecnologias, teorias, etc., provêm de nossas divagações e devaneios; são os pensamentos que nos permitem cada vez mais apreender e compreender o funcionamento do universo em sua estrutura interna e externa. Os trabalhos com enteógenos são de extrema importância, pois tal fenômeno está permitindo a redescoberta do homem tecnológico, informacional; voltamos a entender que uma compreensão humana do universo (mas não somente humana) deve estar dentro de nós mesmos, em nossa caixa craniana com toda a sua ramificação corporal. A redescoberta da mente deve ser antes de tudo uma redescoberta do si mesmo, e não apenas da natureza de funcionamento dos processos envolvidos e das tecnologias possíveis de serem desenvolvidas e exploradas. Enfim, que a força psíquica acorde das mentes desse planeta e continue a se desenvolver.

2 comentários:

  1. Temo que apesar de reconhecer que o pensamento seja obra do proprio ser humano que o elabora, que atraves dos enteogenos a gente possa se perder em elocubracoes e ter uma linha de pensamento distorcida chegando a "verdades" que soh aparecem quanto sob o efeito dos tais entes. Assim, apesar de sentir-me honrada com o recebimento do link e de me interessar muito sobre o assunto, tenho um certo cuidado com as afirmacoes sobre o assunto.
    Wagner, meu amigo, compreenda-me e entenda-me.

    ResponderExcluir
  2. Ok. Claro que sim! Mas o que seria das culturas se não fossem os devaneios da raça humana? Não só àqueles obtidos durante o efeito promovido por enteógenos ou demais agentes psicoativos, mas sim os devaneios oriundos da porção emotiva, imagética,"irracional" ou "ilógica" da raça humana, sempre atuantes, mas desmerecidos pelos padrões "ideias", "racionais" típicos do ocidentalismo e que não representam a essência global da natureza humana? Devaneios que constroem crenças, formas de pensar, visões de mundo, culturas, sociedades e padrões de vida. Devaneios que organizam perante a suposta "desorganização", pois ajudam o ser humano a "pensar". Devaneios que não podem ser desmerecidos simplesmente e reducionalmente por serem devaneios. Por isso somos Sapiens, hominídeos pensantes, mas também somos Demens, pois faz parte de nossa natureza sonhar para construir e atuar. Simplesmente devaneios...

    ResponderExcluir