quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Professor da UFPE lança livro sobre "plantas adaptogénas"

(Por Ascom-UFPE)

Já se encontra à venda na internet e nas principais livrarias do país o livro “Plantas Adaptógenas e com Ação no Sistema Nervoso Central”, de Edvaldo Rodrigues de Almeida, professor associado do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Publicado pela editora Biblioteca 24X7, o livro trata da ação de plantas medicinais no Sistema Nervoso Central (SNC), destacando sua origem, método de preparo artesanal e industrial, princípio ativo e mecanismo de ação, além de prováveis efeitos colaterais e tóxicos.

O termo “plantas adaptógenas” está relacionado à capacidade que as plantas enquadradas nessa categoria possuem de adaptar o organismo a situações adversas, a exemplo do estresse e da depressão. Contudo, embora existam mais de 40 espécies de plantas adaptógenas no Brasil (entre elas muitas plantas populares, como o guaraná e a catuaba), o estudo desse termo é bastante recente, não ultrapassando os 30 anos de pesquisa científica. Segundo o professor, esse é o grande diferencial do livro. “São poucas as pessoas que conhecem as plantas adaptógenas”, afirma.

Edvaldo Rodrigues de Almeida é graduado em Biomedicina pela UFPE e especialista em Farmacologia de Produtos Naturais. Doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), trabalha com farmacologia de plantas com ação do SNC há seis anos e possui diversos trabalhos relacionados ao tema. É autor da obra “Plantas Medicinais Brasileiras – Conhecimentos Populares e Científicos”.

Site para aquisição de “Plantas Adaptógenas e com Ação no Sistema Nervoso Central”:

http://24.233.183.33/cont/login/Index_Piloto.jsp?ID=bv24x7br

Nenhum comentário:

Postar um comentário