segunda-feira, 27 de junho de 2011

V Fórum de Debates sobre Saúde Indígena na UFPE

Por: Ascom - UFPE

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) - com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) - promove o V Fórum de Debates sobre Saúde Indígena amanhã (28). O evento ocorre às 8h no auditório Manoel Correia de Andrade, localizado no 3º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. As inscrições podem ser feitas por e-mail (saudeindigenaufpe@gmail.com).

O evento contará com duas mesas-redondas, dois grupos de trabalhos e uma conferência. A primeira mesa-redonda, “Práticas tradicionais de cura e os serviços de saúde”, contará com a participação de Xicê José, membro da etnia fulni-ô, Oséias Marinho (Tukano), Welton Barros, membro do povo pankaruru, e Elone Alencar (UFPE). A segunda, “Saúde indígena e interculturalidade: o que é isso?”, será composta por Rita de Cássia (UPE), Rosane Salles (Nusp), Ceiça Pitaguary (Apoinme) e Renato Athias (Nepe/UFPE).

À tarde, haverá dois grupos de trabalhos sobre os mesmos temas. Em seguida, a professora Catherine Alés, coordenadora do grupo de pesquisa de Sociologia e Política Moral da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da Universidade de Paris, proferirá conferência de encerramento.

No fórum, cerca de 26 representantes indígenas das 11 etnias existentes em Pernambuco colocarão em pauta as questões relacionadas com os serviços de atendimento à saúde indígena. O evento também será transmitido no site do Nepe.

Mais informações:
http://www.ufpe.br/nepe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário