sábado, 24 de novembro de 2012

Estudo sobre crack no Recife é publicado no American Journal on Addictions

Por: Ascom-UFPE

A carta ao editor do Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (Gead) da UFPE sobre o uso do crack no Recife foi publicada no volume 21 do The American Journal on Addictions, jornal da American Academy of Addiction Psychiatry. A carta intitulada “Virado: a new method of crack consumption in Brazil” faz uma descrição de uma nova forma de uso de crack, na capital pernambucana, chamada pelos usuários de “virado”.

O virado é uma mistura de crack e ácido bórico, que permite seu uso intranasal em rituais em que se compartilham os canudos utilizados para cheirar o crack, o que torna os efeitos do uso da droga ainda mais devastadores pelos riscos diretos de transmissão de doenças relacionadas ao sangue.

A descrição do caso foi fruto do trabalho de campo de pesquisa realizada por Rossana Rameh e Renata Almeida, membros do Gead, com orientação da professora Roberta Uchôa, do Departamento de Serviço Social. O estudo teve o financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Mais informações
Professora Roberta Uchôa
rsuchoa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário