sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Formação escolar indígena é foco de novo edital

A Assessoria de Imprensa da Capes informa que o Observatório da Educação Escolar Indígena, novo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltado à educação básica, abriu inscrições. O prazo para envio de propostas vai até o dia 3 de setembro. O Observatório da Educação Escolar Indígena pretende promover e implementar a formação inicial e continuada de professores, preferencialmente indígenas, a inserção e a contribuição destes profissionais nos projetos de pesquisa em educação e a produção e a disseminação de conhecimentos que priorizem atividades centradas como: cursos, oficinas, produção conjunta de material didático, para-didático e objetos de aprendizagem nos formatos impresso e digital.
O programa tem por objetivo a seleção pública de projetos para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação que priorizem a formação de professores e gestores educacionais para os Territórios Etnoeducacionais. Esses territórios são entendidos como espaços, mesmo que descontínuos, ocupados por povos indígenas que mantenham relações caracterizadas por raízes sociais históricas, relações políticas e econômicas, filiações lingüísticas, valores e práticas culturais compartilhados. Poderão apresentar projetos de estudos e pesquisas em educação escolar indígena instituições de ensino superior que tenham cursos e programas de graduação e pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Capes. Deve ser utilizada a infraestrutura disponível das instituições de educação superior e das bases de dados do Inep, como o Censo da Educação Superior ou o Cadastro Nacional de Docentes.
O edital dispõe de uma série de itens financiáveis, como passagens aéreas, terrestres, fluviais e bolsas de mestrado, de doutorado, de graduação e de docência. O valor do financiamento pode chegar até R$ 580 mil por projeto recomendado. Desenvolvido nos moldes do Observatório da Educação, a iniciativa é uma parceria da Capes com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).
Mais informações observatorio@capes.gov.br
Veja a portaria que dispõe sobre o Observatório da Educação Escolar Indígena:http://www.capes.gov.br/educacao-basica/observatorio-da-educacao
Mais informações: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/observatorio-da-educacao
Edital:http://www.capes.gov.br/editais/abertos/2991-observatorio-da-educacao-escolar-indigena

Nenhum comentário:

Postar um comentário