segunda-feira, 10 de maio de 2010

Museu do Estado inaugura exposições sobre povos indígenas

Da Assessoria de Comunicação da Fundarpe

No próximo dia 12, o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) inaugura de uma só vez duas exposições que irão movimentar o espaço até o final do mês de maio. O Espaço Cícero Dias recebe as mostras Mitos, Danças e Rituais Indígenas e O Legado Sagrado dos Índios Americanos, ambas constituídas por fotos e objetos pertencentes a diferentes povos do continente.

A primeira reúne parte do acervo da coleção Carlos Estevão de Oliveira, coletado durante os anos 30. A mostra é composta tanto por objetos utilizados nos antigos rituais indígenas – como maracá, flautas, cuias, lanças – e por fotografias que retratam o a vida cultural de povos como o Canela, Pankararu, Tuxá e Fulni-ô. Com esse formato, pretende-se transmitir ao público a dimensão das tradições ritualística dessas populações e suas relações com as entidades sobrenaturais.

Já a segunda mostra traz um registro fotográfico de diversos povos indígenas dos Estados Unidos, feito pelo fotógrafo norte-americano Edward S. Curtis (1868-1952), que dedicou boa parte de sua vida à documentação do cotidiano dessas populações, produzindo um acervo que ultrapassa a marca de 40 mil fotos. Na exposição, serão mostradas 60 delas, que retratam as indumentárias utilizadas pelos índios norte-americanos até a primeira metade do século XX.

As fotos, trazidas ao Brasil pela primeira vez, são do arquivo pessoal do curador da exposição, Christopher Cardozo, que possui a maior e mais completa coleção de obras de Curtis do mundo. Ele selecionou imagens representativas das várias regiões geográficas e culturais por onde Curtis fotografou. As fotos já foram exibidas em Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Fortaleza.

EDWARD S. CURTIS – Edward Sheriff Curtis nasceu no estado de Wisconsin no ano de 1868. Seu interesse por fotografia aumentou depois que sua família se mudou para uma região no oeste dos Estados Unidos, chamada Puget Sound, perto de Seattle, no Estado de Washington. Curtis ficou fascinado com os índios norte-americanos de Puget Sound e, embora não tenha estudado além da oitava série do curso primário, aprendeu a arte fotográfica sozinho e se tornou um homem bem informado. Confeccionou até sua própria máquina fotográfica, depois de estudar a lente de um estereoscópio.

Contato
Assessoria de Imprensa do Consulado dos Estados Unidos no Recife
(81) 3416.3096 / 3066 – Joanna Paula Ferreira: 9910.9745

Serviço
Abertura das exposições Mitos, Danças e Rituais Indígenas e O Legado Sagrado dos Índios Americanos
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife)
Data: 12/05
Horário: 19h
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h; Sábados e domingos, das 14h às 17h
Em cartaz até dia 12 de junho. Entrada franca

Mais informações
www.nacaocultural.pe.gov.br
fundarpe@gmail.com
(81) 3184.3005 / 3009
www.twitter.com/fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário