sexta-feira, 24 de setembro de 2010

II Festival do Filme Etnográfico tem início na próxima segunda-feira

Por: Ascom - UFPE

O II Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovidos pelos Programas de Pos-Graduação em Antropologia (PPGA) e Comunicação (PPGCOM), se iniciará na segunda feira (27), às 19 horas, no Cinema da Fundaj. Nesta edição, os organizadores do festival decidiram homenagear o cineasta Fernando Spencer, dando ênfase as produções de Recife e a contribuição que esse cineasta tem para a cinematografia nacional. A mostra competitiva tem 17 filmes de vários Estados do Brasil e do exterior. Nos dias 28 e 29, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE abrigará cinco Mostras Paralelas do festival. Uma centena de filmes será exibida nestes dias.

Esse festival está associado a outras iniciativas internacionais que divulgam o documentário etnográfico em seus respectivos países, são elas: Festival do Filme Etnográfico do Quebec (FIFEQ), de Montreal; Contro Sguardi Cineforum do Cinema Antropológico da Universidade de Perugia (Italia); e o Centro de Antropologia Visual do Goldsmiths University of London. Filmes que foram selecionados por esses festivais serão vistos na Mostra Outros Olhares do II Festival do Filme Etnográfico do Recife no dia 30 deste mês, das 14h às 17h30, na Fundaj. Esse ano, a edição do festival consolida as parceiras com outros festivais do mesmo gênero.

O júri da Mostra Competitiva este ano está composto pela cineasta Kátia Mesel, da Arrecifes Produções; Paride Bolettin, da Universidade de Perúgia e idealizador do Cine Forum contro Sguardi; e do professor Mauro Guilherme Pinheiro Koury, da Universidade Federal da Paraíba, fundador da Revista Sociologia das Emoções, com inúmeras publicações no campo da Antropologia Visual.

Ainda durante o âmbito desse festival acontecerão duas Oficinas de Trabalho sobre imagem: Antropologia e Imagem, que será ministrada pela professora Joceny Pinheiro, do Granada Centre for Visual Antropology da Universidade de Manchester (Inglaterra), que estará chegando ao Recife no dia 27 para essa finalidade. A outra Oficina, de Câmara para documentários, será ministrada por Glauco Machado, do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE. Já inscrita 80 pessoas para estas oficinas.

No dia 30, será realizado um Fórum de Debates sobre o Filme Etnográfico, contando como palestrantes os membros do júri da Mostra Competitiva e professores do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE (coordenado pelo professor Renato Athias) e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura (coordenado pelo professor Paulo Cunha). Após esse fórum de debate, será exibido o filme Barravento, de Glauber Rocha, um dos filmes homenageados nessa edição do II Festival do Filme Etnográfico do Recife.

Mais informações:
http://www.ufpe.br/nepe
http://www.ufpe.br/carlosestevao
http://www.filmedorecife.com.br
http://renatoathias.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário