terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Museu do Estado disponibiliza na internet Coleção Etnográfica Carlos Estevão

Da Assessoria de Imprensa da Facepe, por: Ascom - UFPE

Cerca de 1.100 fotografias do acervo da Coleção Etnográfica Carlos Estevão do Museu do Estado de Pernambuco estarão, a partir dessa terça-feira (28), disponíveis na internet. O presidente da Facepe, Diogo Simões, a diretora do Museu do Estado, a artista plástica Margot Monteiro e o professor do Departamento de Antropologia da UFPE Renato Athias, coordenador do Projeto de revitalização da Coleção Etnográfica, inauguram a segunda fase do Museu Virtual, que tem o apoio da Facepe.

O acesso online obedece à classificação realizada por Lígia Estevão, quem primeiro organizou o acervo fotográfico. As fotografias online foram colecionadas por Carlos Estevão entre os anos 1909 e 1946. Grande parte das imagens foi feita pelo etnólogo alemão Curt Nimuendajú e representa momentos históricos importantes na vida dos povos indígenas. Sobre os índios de Pernambuco, encontram-se fotografias dos Pankararu, Xukuru, Fulni-ô, entre outras etnias do Nordeste.

Muitas fotografias não identificadas encontram-se também disponibilizadas. Para essas imagens, foi criado um blog com o intuito de que etnólogos e pesquisadores de outras partes do mundo possam cooperar na possível identificação dessa material iconográfico. A terceira e última etapa do museu virtual será concluída até abril de 2011 com o rico acervo de documentos que a coleção possui.

As fotografias podem ser acessadas nesse link:
http://www.ufpe.br/carlosestevão

Nenhum comentário:

Postar um comentário