sábado, 8 de janeiro de 2011

Breve histórico da ressignificação da Ayahausca na religião Santo Daime

Artigo de Isabela Lara de Oliveira publicado no atual número da Revista Interthesis. Disponível na ítegra em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/13472/16333

Resumo

A Ayahuasca é um chá com propriedades psicoativas, utilizado milenarmente pela população nativa amazônica. A partir do início do século XX, a população não índia passou a ter contato com a bebida e formaram-se novos contextos de utilização desse chá, além de novos significados para ele. Entre esses contextos encontra-se a religião Santo Daime, uma religião brasileira, cristã, de cultura essencialmente oral. O presente artigo analisa o processo de ressignificação da Ayahuasca nessa religião entre as décadas de 30 e 60. A hipótese que se coloca é que a ressignificação da Ayahuasca no contexto da religião se insere no processo dialético mais amplo de construção social de significados que fundamenta a constituição da religião. Como metodologia foi utilizada a análise do conteúdo das memórias e das histórias orais presentes na religião. A partir dessa análise, observou-se que o processo de ressignificação da Ayahuasca é um evento contínuo, inserido no processo dialético de formação da religião; que inicialmente a bebida era percebida pelos seguidores como uma droga e que foi progressivamente ganhando o significado de sacramento cristão. No presente, delineia-se a construção de outro significado para a bebida: patrimônio histórico e cultural da nação brasileira.

Um comentário:

  1. Ayahuasca,Santo Daime, Bebida Sagrada, uma dádiva deixada por Deus, para trazer respostas,curas,ensinaentos, à todos os que procuraram respostas, sobre a vida, sobre si mesmo, sobre o Universo, além de permitir uma maior aproximação com o Criador(Deus)
    www.umbandaime.com.br

    ResponderExcluir