quarta-feira, 4 de agosto de 2010

III Jornada Regional sobre Drogas - ABEAD/MPPE

Tema Central: Políticas Públicas na Atenção ao Uso de Drogas
Data: 09 e 10 de setembro de 2010.
Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto
Av. Visconde de Suassuna, 99, Boa Vista, Recife, PE.

Apresentação:

A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD),fundada em 1978, congrega profissionais que trabalham no campo da dependência química no Brasil, com afiliados e representações no país e no exterior. Reunindo psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, advogados, líderes comunitários, consultores, profess ores, entre outros associados, a ABEAD oferece uma vasta variedade de perspectivas e uma troca de experiências dinâmica e atualizada pela
realização de eventos científicos em âmbito regional, nacional e internacional. Em suas jornadas, encontros, simpósios e congressos, a ABEAD tem oferecido a oportunidade de acesso ao que há de mais atualizado em pesquisas e estudos relacionados ao uso prejudicial ou abusivo de álcool e outras drogas.

Ao longo das últimas três décadas, a ABEAD vem desempenhando destacado papel na elaboração de políticas públicas sobre drogas, e a rede de pesquisadores que a compõe domina sobre os mais variados temas da área da dependência química, o que favorece o intercâmbio de ideias com especialistas convidados do país e do exterior.
No último Congresso Brasileiro da ABEAD, realizado em Bento Gonçalves – RS, foi apresentada a proposta de trazer o XXI Congresso para Recife– PE, com realização prevista para os dias 08 a 11 de setembro de 2011. Acatada com entusiasmo pelos presentes, esta conquista significa a retomada de um diálogo interrompido há mais de uma década, quando a região Nordeste sediou pela última vez um evento deste porte.

Durante todo o ano de 2010, diversos eventos preparatórios para o XXI Congresso têm sido realizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraíba. A Jornada Regional em Recife amplia este debate, e mantem uma parceria com o Ministério Público do Estado de Pernambuco, que já se revelou exitosa em anos anteriores, permitindo uma ação mais operacional aos diversos setores que lidam com esta problemática, oportunizando o acesso ao conhecimento científico sobre drogas para os componentes da rede de proteção de direitos da infância e da juventude. Deseja mos a todos os participantes uma excelente Jornada!

Palestrantes:

Dr. Carlos Salgado (RS)
Dra. Enildes Monteiro (PE)
Dra. Graça Albuquerque (PE)
Dra. Ivana Carvalheira (PE)
Dra. Jandira Saraiva (PE)
Dr. João Baltar Freire (PE)
Dra. Lawrencita Espínola (PB)
Dr. Luca Santoro (SP)
Dr. Marcus Túlio Caldas (PE)
Dra. Maria Aurea Bittencourt (PE)
Dra. Maria Aparecida Penso (DF)
Dra. Maristela Menezes (PE)
Dr. Maxwell Vignolli (PE)
Dra. Sabrina Presman (RJ)

Destaques:

Bases Científicas para Políticas Públicas em Dependência Química. Estruturação da Rede de Atenção ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes Intervenção Psicossocial com Adolescentes em Conflito com a Lei. Modelos de Atenção e Organização de Serviços para Usuários de Crack. Prevenção e Tratamento do Alcoolismo e do Tabagismo. Tabagismo, Mídia e Adolescência.Terapia Comunitária em Diferentes Contextos.

Realização: Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas – ABEAD
Apoio: CAOP - Infância e Juventude/ Ministério Público do Estado de Pernambuco – MPPE


Inscrições gratuitas: http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/caop_ij_2 (a partir de 10/08/10).Informações: CAOP – Infância e Juventude. Av. Visconde de Suassuna,
99, Sala B11, Boa Vista, Recife, PE. Tel: 31827419.

Nenhum comentário:

Postar um comentário