quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fundarpe e Faculdade de Direito do Recife lançam Bureau de Direitos Culturais

Da Assessoria da Fundarpe, por: Ascom - UFPE

O anfiteatro da Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas da UFPE vai sediar, amanhã (22), às 14h30, o lançamento do Bureau de Direitos Culturais – uma ação do projeto Células Culturais, ligado do Governo Presente, sob realização da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco em parceria com estudantes de direito. O objetivo é garantir a artistas e lideranças de 14 comunidades com altos índices de violência do Grande Recife um assessoramento jurídico e uma formação na área de cultura.

O Bureau vai funcionar em duas frentes. A primeira será no sentido de ajudar a formalização dos grupos culturais, fazendo-os conhecer a legislação que diz respeito ao tema. A segunda objetiva a formação de grupos e lideranças visando à elaboração de projetos. Em ambos os casos, o público-alvo são as comunidades integrantes do Pacto Pela Vida (Prazeres, Ibura de Cima, Ibura de Baixo, Ibura Milagres, Arthur Lundgren 1 e 2, Várzea, Nova Descoberta, Boa Viagem, Imbiribeira, Coque, Santo Amaro, Peixinhos e Ponte dos Carvalhos).

ATENDIMENTO – O Bureau de Direitos Culturais terá a participação de dez estudantes da UFPE que realizarão gratuitamente o atendimento ao público, duas vezes por semana, na sede da Fundarpe. “Os artistas passarão a ter uma espécie de consultoria. A Fundarpe hoje conta com vários editais, por isso é necessária a realização de um trabalho de educação”, afirmou Teca Carlos, da Fundarpe.

OFICINAS – Outro ponto importante é a execução de oficinas, com distribuição de cartilhas sobre a legislação e mecanismos ligados à política cultural. Durante o lançamento, será criado o cronograma desses encontros.

Para o estudante João Marcelo Silva da Rocha, “o propósito do Bureau é tornar acessível à comunidade artística o conhecimento dos aspectos jurídicos envolvidos no cotidiano da produção cultural, tais como a legalidade institucional de grupos, proteção dos direitos autorais, contratos, editais de acesso e incentivo à cultura que possibilitam o incentivo financeiro a projetos pelo poder público”, explicou. Os interessados em participar poderão se informar através do e-mail papelculturalpacto@gmail.com ou pelo telefone 3184.3020.

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Fundarpe
(81) 3184.3005 / 3009
fundarpe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário