segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Laçamento de livro sobre índios no Nordeste

Por: Ascom - UFPE

Com a participação de quatro professores da Universidade Federal de Pernambuco, o livro “A presença indígena no Nordeste: processos de territorialização, modos de reconhecimento e regimes de memória” será lançado amanhã (22), às 15h, na Fundação Joaquim Nabuco (Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte).

A coletânea de mais de 700 páginas é organizada pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira, do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. A obra busca ir além da concepção da aculturação ou da mestiçagem, procurando compreender os processos históricos que resultam nas mobilizações políticas contemporâneas dos indígenas.

Dentre os 24 artigos, estão incluídos textos dos professores Ricardo Pinto de Medeiros (Departamento de Arqueologia), Edwin Reesink (idem), Marcos Galindo (Departamento de Biblioteconomia) e Edson Silva (Colégio de Aplicação) e de ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE.

Haverá duas mesas-redondas: “História indígena no Nordeste”, das 15h às 18h, coordenada por João Pacheco de Oliveira e com a presença dos professores da UFPE; e “Convênios e parcerias institucionais”, das 18h às 19h30, com participação do reitor Anísio Brasileiro. O livro é uma parceria da Fundaj com o Museu Nacional.

Maiores informações: http://www.fundaj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário