domingo, 4 de dezembro de 2011

Antropologia da Reprodução, do Parto e do Nascimento; Oficina no CFCH-UFPE

A antropóloga Robbie Davis-Floyd estará pela primeira vez no Recife, no próximo dia 13 de dezembro, ministrando uma oficina imperdível. Para quem ainda não a conhece, Davis-Floyd é doutora em Antropologia da Reprodução, do Parto e do Nascimento, conferencista internacional famosíssima no mundo da humanização do parto e do nascimento, autora do livro "Birth as an American Rite of Passage" (O parto com um rito de passagem americano), no qual analisa minuciosamente cada procedimento e intervenção comumente utilizados na atenção ao parto e revela a natureza ritualística e cultural dos mesmos. Ela identifica três modelos de atenção ao parto vigentes na sociedade contemporânea, cada um com características próprias: o tecnocrático, o humanizado e o holístico.

Na oficina, com duração de um dia inteiro, ela fornecerá um panorama das suas ideias, e da antropologia do parto e do nascimento. É uma oportunidade única e imperdível de entrar em contato com as iluminadoras ideias de Davis-Floyd. Seguem mais detalhes abaixo. As vagas são limitadas.

Data: 13 de dezembro
Horário: 9:00 às 18:30
Local: Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, Cidade Universitária, Recife-PE
Investimento: R$ 50,00 (R$ 20,00 para estudantes de graduação)

Um curso completo em apenas um dia. A oficina oferecerá um amplo panorama da antropologia da reprodução, enfocando quatro principais áreas: parto e nascimento, partería, novas tecnologias reprodutivas e políticas da reprodução.Robbie Davis-Floyd é uma renomada antropóloga, pesquisadora e conferencista internacional, autora de mais de 80 artigos e de importantes livros sobre antropologia da reprodução. Pesquisa atualmente as transformações e tendências globais no parto e nascimento, na obstetrícia e na partería. É pesquisadora sênior da Universidade de Texas Austin e membro da diretoria da "International MotherBaby Childbirth Organization" (IMBCO).

Mais informações / inscrições

Instituto Nômades: (81) 9973.8035 | boahora@institutonomades.org.br

Ishtar: (81) 9269.4187 | espacoishtar@gmail.com


Narrativas do Nascer: (81) 9728.5308 | narrativasdonascer@gmail.com

Realização: PPGA/UFPE, Narrativas do Nascer, Instituto Nômades e Ishtar - Espaço para Gestantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário