quarta-feira, 9 de março de 2011

Encontro reúne médicos e estudiosos do chá Hoasca

Como parte das comemorações do cinquentenário da União do Vegetal, será realizado de 8 a 10 de abril na cidade de Fortaleza/CE, o Encontro do Departamento Médico-Cientifico da União do Vegetal (DEMEC). O evento, destinado aos sócios da UDV e convidados especializados, faz parte do calendário de atividades do Centro e contará com a participação das lideranças do DEMEC das diversas unidades da União do Vegetal do Brasil e do exterior, além dos pesquisadores internacionais da Hoasca, como os farmacologistas Jace Callaway e Jordi Riba. Tendo como tema “25 anos zelando pela Palavra do Mestre Gabriel”, o Encontro objetiva reunir as lideranças da UDV, sócios e profissionais de saúde em geral, interessados no tema para atualizá-los no conhecimento médico-científico da Hoasca.

Além de contribuir com a capacitação dos voluntários ligados à área da saúde, o Encontro também propiciará o contato com importantes autoridades científicas da área. A programação foi elaborada para favorecer a educação continuada dos participantes. Para isso serão desenvolvidas oficinas dedicadas aos cuidados higiênicos no preparo, transporte e conservação do Vegetal, segurança do trabalho e prevenção de acidentes, além de nutrição saudável no âmbito da UDV. Além dessas, um curso de atualização nos aspectos médico-científicos do Vegetal será realizado, e contará com a participação de cientistas de renome internacional.

Outros conteúdos, como a experiência do DEMEC em ocorrências clínicas e de saúde mental e a participação de Mestres da Origem apresentando o tema “Saúde e Espiritualidade” merecem destaque. O Encontro pretende, ainda, fomentar a interface entre os diversos departamentos do Centro e incentivar sua integração, trazendo uma visão histórica do que foi realizado até o presente e as perspectivas para o futuro.

Convidados Internacionais

Jace Callaway abordará o tema “DMT, hoasca e a espiritualidade: conhecimento atual e perspectivas futuras”

Jordi Riba apresentará no Encontro o tema “Estudos farmacológicos, neuropsiquiátricos e de neuroimagem sobre o chá Hoasca”, tendo como referência o grupo de Barcelona, Espanha.

Com Respeito ao DEMEC

Em 1986 o DEMEC foi criado com o objetivo inicial de reunir as informações científicas existentes a respeito do chá Hoasca e ser um órgão interlocutor entre o Centro e as autoridades científicas e governamentais.Atuando como facilitador institucional para a realização de pesquisas do âmbito da UDV, teve uma importante participação logística nos projetos “Farmacologia Humana da Hoasca” e “Hoasca na Adolescência”, além da promoção do I e II Congresso em Saúde da UDV (1991 e 1993); da Conferência Internacional dos Estudos da Hoasca (1995) e do II Congresso Internacional da Hoasca (2008).

Em 1997 passou a ser denominado “Departamento Médico-Científico da UDV”, dando continuidade às atividades relacionadas ao processo de institucionalização da UDV que vem sendo desenvolvidas – particularmente atenção em saúde mental entre sócios e orientações higiênico-sanitárias relacionadas ao preparo e conservação do Vegetal. Mais recentemente demandas como segurança no trabalho e prevenção de acidentes e medidas coletivas dirigidas a saúde dos sócios também são alvo de atenção desse departamento.

Mais informações:
www.encontrodemec.udv.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário