segunda-feira, 19 de abril de 2010

Espaço Ciência realiza evento em homenagem à cultura indígena

Por: Acessoria do Espaço Ciência.

O que você sabe sobre a cultura indígena? Como os índios caçam, pescam ou pintam seus corpos? Em comemoração ao dia do índio (19 de abril), o Espaço Ciência realizará de hoje (19) ao dia 30 deste mês a Quinzena dos Povos Indígenas. O objetivo é esclarecer aos visitantes sobre a importância da cultura indígena na formação do povo pernambucano.

A programação conta com diversas atividades para jovens e crianças. Os menores poderão se pintar ou brincar como os índios participando das oficinas “Urucum e Jenipapo: Pinturas corpóreas indígenas” e “Jogos Indígenas”. Para os adolescentes que querem aprender sobre a influência indígena na cultura pernambucana, o Espaço Ciência preparou a oficina “Tem coisa de índio nesse Maracatu”. Os visitantes poderão participar de outras oficinas que tratam da astronomia, arte e artesanato, e a relação dos povos indígenas com os animais e a terra.

CONSCIENTIZANDO - Os participantes do projeto CLICidadão, programa de inclusão digital do Espaço Ciência, também participarão da Quinzena dos Povos Indígenas. Os alunos irão assistir ao documentário de Darcy Ribeiro “Povo Brasileiro - Matriz Tupi” e debaterão sobre a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 que estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, no currículo escolar ”

ÍNDIOS EM PERNAMBUCO - Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Atikum, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankararú, Truká, Tuxá e Xucuru são os grupos indígenas que existem em Pernambuco e somam mais de 23 mil pessoas.

Agendamento de vistas
(81) 3183.5531
Localização: Espaço Ciência - Memorial Arcoverde, Parque II (entrada em frente ao Centro de Convenções).

Mais informações
(81) 3183.5527
comunicacaoec@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário