quinta-feira, 7 de abril de 2011

I Colóquio Internacional sobre Habitat Urbano e Exclusão Social



Publicado por George Sarmento e Disponível em: http://www.georgesarmento.com.br/?p=159

Exclusão social e a crise habitacional serão os principais temas do I Colóquio Internacional realizado pela UFAL, em parceria com Laboratório de Direitos Humanos, FAPEAL, SEUNE e o Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade. O evento acontecerá entre os dias 27 a 29 de abril no Auditório da Justiça Federal e está inscrito na Comemoração dos 50 anos de criação da UFAL.

Os coordenadores, Alexandra Marchioni (UFAL, Regina Dulce Barbosa (UFAL) e Christian Guy Caubet (UFSC), organizaram diversos eixos de debates que terão o objetivo de estudar parâmetros e efeitos do modelo urbano sócio-ambiental excludente e identificar alternativas que viabilizem o denominado “direito à qualidade de vida” dos moradores nas cidades e o aumento da participação cidadã no planejamento urbano.

O Cóloquio terá natureza multidisciplinar e contará com a participação de professores de respeitadas instituições nacionais e internacionais. O tema interessou a Embaixada da França que apoiou a vinda do professor Raphaël Romi (Université de Nantes) e Jean Pierre Frey (Institut d’Urbanisme de Paris), que farão exposições sobre a “Agenda 21, uma nova forma de fazer direito” e “ o lugar das bidonvilles na teoria e prática urbanística”, respectivamente. Entre os professores brasileiros convidados já confirmaram presença Andreas Krell, George Sarmento, além dos coordenadores do Colóquio.

As conferências dos professores estrangeiros terão tradução simultânea e produção de texto escrito. O Colóquio é aberto para pesquisadores, gestores públicos, além de alunos de graduação e pós-graduação. As vagas são limitadas. Nos próximos dias a Coordenação divulgará o programa e os lugares de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário