segunda-feira, 25 de abril de 2011

Santo Daime em Aracaju. Conflito e Identidade

Texto escrito por Felipe Silva Araújo estudante do Núcleo de Pós-graduação e Pesquisa em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe e publicado na íntegra no site do NEIP no seguinte endereço:

www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=1022

Para entrar em contato com o autor: bobsonda@hotmail.com

Segue abaixo o resumo.

Resumo:
O uso coletivo de determinadas substâncias, componentes de um sistema interdependente de práticas, por atores sociais vinculados a esse sistema através de laços materiais e cognitivos, tem sido amplamente debatido nas últimas décadas, o que até certo ponto contribuiu para o amadurecimento da relação entre o Estado, a Sociedade e os tais sistemas “marginais”. O papel do Brasil tem importância tanto em relação à rede de pesquisa que está se formando em torno do fenômeno ayahuasca quanto ao reconhecimento legal pelo Estado de práticas religiosas que exploram este tipo de comunhão vegetal. Através do envolvimento com a trajetória de uma igreja do Santo Daime em Aracaju, desde os trabalhos sem igreja em 2007, passando pela concretização do local e obra em 2008, até uma análise do presente momento, exploramos questões acerca da dinâmica do processo de identificação e do conflito diante de práticas como o Santo Daime – onde diferentes campos se encontram em constante estado de negociação – e posteriormente realizamos inferências acerca do papel do conflito no estabelecimento de práticas e estilos de vida no contexto de uso ritual da ayahuasca (daime) entre daimistas.

Palavras-chave: santo daime, ayahuasca, conflito, identidade.

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