quarta-feira, 13 de abril de 2011

Profissionais da educação participaram de oficina sobre o uso de drogas no ambiente escolar

Por: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Link publicado em: http://www.educacao.pe.gov.br/principal/exibir_materia.asp?CO_MATERIA=3897

Provocar mudanças dos paradigmas e das percepções sobre as drogas e seus usuários. Foi com esse objetivo que o mestre em antropologia, Wagner Lira, ministrou, na segunda-feira, 11 de abril, no auditório da Secretaria de Educação (SE), a oficina ‘O uso indevido de drogas no ambiente escolar: Fatores de riscos e medidas de prevenção’. Participaram professores, técnicos educacionais, gestores e representantes dos comitês de mediação e conciliação de conflitos.

‘Precisamos mudar a forma como o assunto drogas é abordado nas escolas, pois o tema é tratado transversalmente, e isso já não funciona mais. É preciso socializar as informações e trazer para o dia-a-dia dos jovens, das famílias, e da própria comunidade a realidade sobre o tema’, ressaltou Wagner.

A oficina contou com a parceria do Programa Escola Legal e faz parte das ações do Plano Estadual de Capacitação para Prevenção e Vigilância Social ao uso indevido do crack e outras drogas. Ele é promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, e desenvolve ações como oficinas descentralizadas, seminários regionais de desenvolvimento, grandes encontros; oficinas escolares e de alinhamento; e fóruns de disseminação da Política.

Para a coordenadora do Programa Escola Legal, Karla Freire, toda parceria que envolva o tema é bem vinda. ‘A oficina servirá como mais um instrumento para o trabalho desenvolvido pelo programa. E a partir desse trabalho teremos como missão levar às escolas tudo que foi aprendido aqui. Seremos ‘formiguinhas’ para propagar a temática no ambiente escolar’, finaliza a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário